Agricultura Agronegócios

Dia de Campo apresenta novas oportunidades para produtores de Irati

Dia de Campo apresenta novas oportunidades para produtores de Irati

A Prefeitura de Irati, através da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, promoveu na sexta-feira (16), mais uma edição do Dia de Campo, projeto que visa capacitar os produtores rurais de Irati. O foco foi a produção da Sericicultura, atividade consiste na criação do bicho-da-seda para a produção de fio. 
Nesta edição, os produtores e técnicos visitaram a propriedade de Ciro Wagner, no Município de Santa Maria do Oeste. Ele é um dos precursores da atividade no Paraná. Além dos aproximadamente 38 produtores rurais do município e da região, também estiveram presentes representantes da empresa Bratac, referência no mercado de seda no Brasil.
Na oportunidade, foi ministrada uma roda de conversa sobre a produção orgânica e as vantagens de se produzir o bicho-da-seda. Segundo o secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, o evento foi muito produtivo e os produtores de Irati saíram motivados. “Foi um dia de muita troca de conhecimento, tivemos a oportunidade de conversar diretamente com técnicos e outros produtores e ver na prática como a Sericicultura funciona”, aponta.
O secretário ainda destacou o potencial da região para a produção dessa cultura em Irati. “Nós vimos com bons olhos, o clima necessário é semelhante ao encontrado no município, então as amoreiras onde o casulo é depositado vão se adaptar bem, inclusive os técnicos da Bratac já estão no município fazendo a análise de solo para o início do plantio para os produtores interessados”, aponta.
Segundo o secretário a empresa estará presente com os produtores desde o início do processo, fazendo a entrega e plantio das mudas de amora, também na entrega dos casulos até a colheita. O processo de produção até a colheita é de 28 dias desde a entrega dos casulos. “A vantagem para o produtor é que além da assistência no plantio e produção o pagamento é feito de imediato após a colheita” complementa.
Quem já produz indica, Ciro Wagner no ramo a mais de 26 anos conta que o custo de investimento inicial é baixo e a rentabilidade é assegurada, pois a perda é muito pequena. “Estamos a mais de 26 anos na atividade, iniciamos de forma manual, hoje estamos mecanizados em todo o período tivemos muito pouca perda, pois o clima da região é propicio e a assistência dos técnicos é constante”, destaca o produtor.
O cultivo do bicho-da-seda representa uma diversificação e uma nova opção de renda para agricultura em Irati, além de ser um mercado em expansão no mundo. Atualmente a seda produzida no Brasil é consumida no mundo inteiro nos mais diversos mercados, sendo o estado do Paraná o maior produtor. Irati pode ser o precursor na região e abrir caminho para uma nova cultura.

Equipamentos são entregues a produtores de uva em Irati

Equipamentos são entregues a produtores de uva em Irati

Na manhã desta terça-feira (6), a Prefeitura de Irati, através da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, entregou equipamentos para mais de 15 produtores rurais do município. As aquisições foram conquistadas em parceria com o Governo do Estado através programa Revitis. O programa de Revitalização da Viticultura Paranaense, tem como objetivo estimular a produção de uvas e seus derivados no Paraná.
Entre os equipamentos entregues estão reservatórios (bomba para fermentação), atomizadores, desengaçadeiras, roçadeiras e cordoalhas.
A vice-prefeita, Ieda Waydzik esteve presente na entrega e destacou a parceria com o Governo do Estado onde foi possível proporcionar mais investimentos no município. “São equipamentos que irão ajudar muito os nossos produtores, conquistados através da parceria junto ao Governo do Estado, por meio do Revitis. São implementos que ficam à disposição dos produtores, auxiliando a produzirem mais e assim gerarem rendas às suas famílias”, aponta. 
“A produção do vinho e do suco de uva é uma boa alternativa de trabalho, de transformação da produção. Ficamos felizes em ver nossos produtores, que tem muita qualidade em seus vinhos e sucos, levando o nome de Irati a tantos outros lugares”, acrescenta a vice-prefeita.
O secretário municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, comemora as conquistas. “Para nós é uma alegria, pois estamos ajudando o agricultor naquilo que ele tem vocação e auxiliamos a se manterem produtivos” afirma o secretário. 
Para os produtores de uva do município os implementos serão muito úteis na produção, Pedro Parteca, produtor a mais de 22 anos, destaca que os incentivos da secretaria têm ajudado muito na produção. “Estou no ramo há muito tempo, nos últimos anos temos recebido muito incentivo na produção, eu mesmo já recebi caixas, mudas, palanques e agora vêm chegando mais equipamentos ainda, que nós não teríamos condição de investir”, aponta o produtor. 
Outro produtor beneficiado com os equipamentos foi Tiago Filtrin, que está no ramo a pouco mais de seis anos. “Eu tenho uma área pequena, meus pais iniciaram e eu dei sequencia no trabalho e sem o investimento da gestão através dos programas nós produtores não teríamos condição de arcar com os custos dos equipamentos, e agora com certeza eles vão ser muito bem empregado na propriedade e nos auxiliar muito”, afirma Tiago.
O secretário Raimundo ainda aproveitou o momento para anunciar que a gestão municipal, através da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, tem muitos planos e investimentos para ser implantados ainda em 2024. “Estamos com novidades para os agricultores, em breve estaremos apresentando o mercado do bicho-da-seda, a ampliação das oliveiras, a produção de maracujá, entre outras, mas o mais importante é que é tudo dentro daquilo que o agricultor acredita e conhece e nós entramos com o apoio que é dar condição de trabalho”’, destaca.

PRESENÇAS — Participaram do evento a vice-prefeita, Ieda Waydzik, o secretário e Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, representantes do IDR Paraná e SEAB, o vereador Nego Jacumasso e o presidente da Câmara, João Henrique Sabag Duarte.

Secretaria de Agricultura e Castrolanda promovem encontro técnico para produtores da bacia leiteira

Secretaria de Agricultura e Castrolanda promovem encontro técnico para produtores da bacia leiteira

Na noite desta quarta-feira (31) a cooperativa Castrolanda em parceria com a secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, realizou uma reunião técnica para os cooperados e produtores da bacia leiteira do município. São aproximadamente 50 cooperados em Irati e região que fomentam o mercado diariamente.
Durante a reunião, os técnicos da Castrolanda apresentaram o balanço e resultados na região em 2023, bem como a qualidade e o potencial de crescimento da produção na regional. 
Segundo os responsáveis pela empresa na região, o trabalho começou a alguns anos através de um mapeamento dos produtores da bacia leiteira, diante disso foi iniciado um trabalho de acompanhamento técnico oferecendo estrutura e assistência. “A região tem um potencial muito grande de crescimento em produção, desde o início do trabalho de assistência aos produtores da região os números mais que dobraram e a tendência é crescer ainda mais a produtividade através desse trabalho mais próximo ao produtor”, aponta o Analista Técnico da Castrolanda, Jeferson Luiz Rolin.
O Supervisor da Assistência Técnica da Castrolanda, Claudinei Risden destacou a parceria da empresa com a gestão municipal. “Quando viemos para Irati recebemos um suporte muito grande da secretaria de agricultura nos auxiliando no mapeamento dos produtores, também vimos que a própria gestão já possuía projetos semelhantes aos nossos com os produtores e o nosso trabalho é esse, capacitar o produtor para ele se manter na atividade”, aponta.
O uso da tecnologia está diretamente ligado a qualidade e alta produção na região. Segundo o secretário Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski a gestão municipal através da secretaria de agricultura tem trabalhado fortemente na bacia leiteira para manter os produtores capacitados e produzindo cada vez mais, através de projetos em parceria com o IDR Paraná, a Castrolanda e diversas outras empresas o produtor vem se fortalecendo na região.
“O produtor precisa aderir às tecnologias na produção, bem como a gestão da mesma, para isso ele deve estar preparado as mudanças do mercado para se manter produtivo e através desse trabalho em parceria nós podemos proporcionar essa capacitação para os produtores”, destaca o secretário.

Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar recebe dois veículos

Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar recebe dois veículos para trabalho no município

Na manhã de quarta-feira (20), foi realizada em Irati a entrega de dois veículos para a Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, um destinado ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e outro que atenderá a Bacia Leiteira do município. Também durante o evento foi realizada a apreciação da certificação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf/PR).
Os veículos foram conquistados mediante emendas, uma delas oriunda da SEAB através do secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, que destinou um veículo Renault Sandeiro que passará a ser utilizado na execução do trabalho do SIM. “É uma conquista para nossos técnicos que estão acompanhando mais de 29 empresas em Irati, esse veículo vai ajudar e muito a execução do trabalho no município”, destaca o secretário municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski.
O outro veículo, uma Fiat Strada 0 km, que será destinada ao trabalho na bacia leiteira do município, foi adquirida através da emenda 033, emenda essa que já beneficiou a bacia com outros equipamentos em 2023. “Hoje em Irati nossa Bacia Leiteira produz cerca de 30 mil litros por dia, para nós é importantíssimo contar com mais esse equipamento pana nos ajudar a atender os produtores da melhor forma possível”, destaca Raimundo.
O prefeito Jorge Derbli destacou que os carros vêm para auxiliar e fomentar ainda mais a agricultura no município. “São estrutura e ferramenta que damos para que os profissionais tenham capacidade de fazer um belo trabalho na agricultura de Irati”, aponta.
Também estiveram presentes a vice-prefeita, Ieda Waydzik, o presidente da Câmara de Vereadores, João Henrique Sabag Duarte, o vereador Wilson Karas e a Chefe do Núcleo regional da SEAB, Adriana Baumel.

SUSAF — O Susaf foi criado por lei em 2013, sendo destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é de que ela esteja registrada no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Ele pode ser concedido pela Adapar aos municípios ou consórcios intermunicipais que apresentem serviço de inspeção estruturado, que garanta que o produto é de qualidade. 
A certificação foi entregue ao município de Irati pelo secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, durante a Assembleia Itinerante, promovida pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na 2ª ExpoIrati. Com isso, Irati poderá credenciar agroindústrias que respeitem as normas do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) para comercializarem seus produtos em todo território estadual.

43ª Festa do Pêssego supera as expectativas e movimenta economia local

43ª Festa do Pêssego supera as expectativas e movimenta economia local
A 43ª Festa do Pêssego, realizada no último final de semana em Irati, superou as expectativas de produtores de pêssego, ameixa e morango da região. Foram comercializadas aproximadamente 18 toneladas de frutas, bem como subprodutos do pêssego e morango como sucos, conservas, sovertes, entre outros. O evento também contou com apresentações locais, brinquedos gratuitos para as crianças, o 3º Encontro de Carros Antigos, uma feira de imóveis, além da 1ª Caminhada Internacional na Natureza. 
Segundo a Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, o balanço do evento foi positivo “A nossa avaliação é muito positiva, o público compareceu em peso e prestigiou nossos comerciantes, tanto da praça de alimentação quanto os produtores que se dedicaram em oferecer produtos de qualidade. Superou nossas expectativas”, destaca Raimundo Gnatkowski, secretário da pasta.
“Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os produtores, expositores, músicos e principalmente a todo o público que compareceu, o tempo colaborou e pudemos fazer uma linda festa”, acrescenta Raimundo.
O produtor de pêssegos Cléverson Suzala conta que faz o plantio da fruta desde 2013 e que a 5 anos participa da festa, segundo ele toda a produção levada para foi comercializada. “Foram mais de 800 kg de pêssegos vendidos além de morangos e nectarina. A festa é um grande incentivo ao produtor além de auxiliar muito na parte financeira. Agradecemos a todos os organizadores e a todo o público que prestigiou a festa e adquiriu os frutos”, destaca.
Quem também avaliou positivamente a festa foi o produtor de morangos, José Zavoiski Primo, que reforçou que houve uma motivação e um empenho muito grande tanto da organização quantos dos produtores do município. “Para nós foi muito positivo, há 10 anos que participo da festa que já se tornou tradição para nós. Nesse ano vimos uma organização muito grande de produtores e organizadores que trouxeram ainda mais oportunidades” ressalta.
A Secretária de Cultura e Turismo, Samanta Ferreira, se mostrou satisfeita com o resultado da festa e avaliou a boa presença do público. “Estamos muito satisfeitos com o resultado. O clima estava agradável e a população prestigiou o evento comprando o fruto e curtindo as atrações musicais dos cantores locais, as crianças também puderam aproveitar os brinquedos infláveis e camas elástica montados especialmente para eles”, conta.
A 43ª Festa do Pêssego é uma promoção da Prefeitura de Irati, com apoio da Asfrutir, SEAB, IDR-PR, Grupo Acordei e dos expositores de carros antigos.
Caminhada da Natureza — No domingo (03), foi realizada a 1ª Caminhada Internacional na Natureza Caminhos do Pêssego, evento promovido pela ACORDEI — Amigos Caminhantes Reunidos de Irati, em parceria com a Prefeitura de Irati.
Mais de 600 pessoas de diversas cidades do Paraná, Santa Catarina e São Paulo participaram o percurso de aproximadamente 12 quilômetros, que passava por trilhas e estradas rurais, a ideia foi aproveitar a caminhada e contemplar a natureza e a interação com os participantes. 
Encontro de Carros Antigos — A 43ª Festa do Pêssego também contou com o 3º Encontro de Carros Antigos, sucesso de público nas edições anteriores e que mais uma vez movimentou grande público. Foram mais de 400 veículos participantes que vieram de diversas regiões do Paraná.

🏠 Endereço: Rua Daniel Moreira,
       R. Luíza Simionato Stroparo, 833,
       Irati - PR, 84507-090

      Horário: às 08:00

📞Telefone: (42) 98429-9706
                        (42) 99833-8355